Posso te ajudar?

AFASTAMENTO - Funcionário afastado: o que a empresa deve fazer?

20 de novembro de 2023
Contábeis

O que a empresa deve fazer quando tomar conhecimento de que um funcionário, que estava afastado, veio a falecer?

Em primeiro lugar, é conveniente obter, junto à família do funcionário, a certidão de óbito, a fim de que sejam adotadas as medidas necessárias a partir de um documento oficial.

Confirmado o óbito, a empresa deve dar baixa na CTPS considerando a data do óbito do empregado, uma vez que o falecimento do trabalhador extingue automaticamente o contrato de trabalho.

 

Feito isso, o empregador apura os direitos trabalhistas (considerando que a morte, perante à lei, equivale a um pedido de demissão), que deverão ser pagos aos dependentes ou sucessores, conforme o caso, mediante a apresentação de:

  1. Declaração de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte, fornecida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ;
  2. Alvará judicial que indique os sucessores do empregado falecido, expedido a requerimento dos interessados, independentemente de inventário ou arrolamento.

Apuradas as verbas rescisórias, pela empresa, dentro do prazo de 10 dias para pagamento, ela deverá comunicar os interessados que o valor se encontra à disposição, dependendo o pagamento da apresentação dos documentos necessários a sua liberação.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Preencha corretamente o nosso formulário de contato.

Os dados captados nesse formulário não serão utilizados por terceiros, apenas para uso interno de acordo com a LGPD. Ao enviar sua mensagem você concorda com nossa política de privacidade.

Avenida Marechal Dutra, nº 897 - Centro

Rondonópolis - MT - CEP: 78700-110

Contato

(66) 3423-3399

CRC

CRC/MT 001141/O-3

Sitecontabil © 2024 | Todos os direitos reservados ADM